O nosso sistema de denúncias

O cumprimento da lei é muito importante para nós. Portanto, cumprimos consistentemente os regulamentos legais e internos, ou seja, a chamada "conformidade". No entanto, estamos cientes de que mesmo a melhor gestão de conformidade é incapaz de evitar todas as violações individuais. No entanto, isso não significa que aceitemos tais violações. Pelo contrário, queremos clarificá-las, resolvê-las e aprender com elas tanto quanto possível tendo em vista o futuro. Esta é a única maneira de melhorar nossa gestão de conformidade e reduzir a probabilidade de tais violações no futuro.

Por esse motivo, incentivamos a denúncia de violações de conformidade. No entanto, muitos denunciantes temem retaliações por denunciarem uma irregularidade. É por isso que contratamos a empresa de auditoria Grant Thornton AG Wirtschaftsprüfungsgesellschaft, que se compromete a receber e tratar essas informações de forma totalmente confidencial e a acompanhá-las de forma objetiva e profissional. Além disso, é absolutamente proibido punir de qualquer forma as denúncias feitas de boa-fé. Por conseguinte, os denunciantes que agem de boa-fé não podem ser discriminados nem sujeitos a qualquer forma de retaliação.

Canal de denúncias

Na página seguinte, você pode aceder ao sistema de denúncias on-line da Grant Thornton.

SOBRE O SISTEMA DE DENÚNCIAS

Abuso do sistema de denúncia

Este sistema dá aos denunciantes a possibilidade de comunicar violações de conformidade em total confidencialidade e, se desejado, também de forma anónima. A fim de investigar a queixa o mais rapidamente possível, é aconselhável descrever a conduta inadequada da forma mais precisa possível. Além disso, este sistema de denúncia oferece assistência opcional em caso de dúvidas, a fim de poder fornecer as informações necessárias. Ao mesmo tempo, o sistema de denúncias prevê a possibilidade de comunicação entre o denunciante e a Grant Thornton, sem prejuízo da garantia do anonimato do denunciante, a fim de, nomeadamente, esclarecer questões factuais pendentes. Não há robôs com configurações de resposta automatizadas por trás deste sistema de relatórios. Em vez disso, cada queixa é registada e avaliada por pessoal especializado e devidamente qualificado e, em seguida, atribuída a uma equipa especializada. A Grant Thornton está empenhada em esclarecer de forma objetiva e justa as alegações de violações de conformidade. Além disso, cada queixoso, na medida em que o tratamento da denúncia o permita, deve ser regularmente informado dos progressos realizados no esclarecimento dos factos que tenha denunciado. Os denunciantes também terão a oportunidade de entrar em contato com Grant Thornton através do sistema de denúncias para uma conversa pessoal.

Abuso do sistema de denúncia

Não obstante o acima exposto, o abuso do sistema de denúncia não será tolerado. Portanto, o denunciante deve estar ciente de que falsas denúncias feitas conscientemente de sua falsidade sobre terceiros podem constituir crime.


Proteção de dados

Estamos comprometidos com a proteção de dados, o que também significa que garantimos todos os direitos dos titulares dos dados, incluindo os direitos da pessoa acusada de denunciar uma violação de conformidade. Tal inclui igualmente o direito de fornecer informações sobre todos os dados pessoais do titular dos dados tratados no âmbito da reclamação. Regra geral, o interesse do titular dos dados em receber informações sobre esses dados permanecerá em segundo plano até que a investigação da queixa recebida esteja concluída. No entanto, uma vez concluído o inquérito, o pedido de informações será geralmente satisfeito. É, por conseguinte, aconselhável que todos os denunciantes tenham este facto em conta ao apresentarem a queixa, especialmente se pretenderem permanecer anónimos. Pode também encontrar toda a informação sobre proteção de dados na Política de Privacidade deste website.

Liberdade de apreensão

Por último, tenha em atenção que a Grant Thornton tem a obrigação de manter a confidencialidade das informações recebidas através do sistema de denúncias ou de qualquer outra forma. No entanto, estas informações não estão isentas de apreensão, uma vez que as autoridades públicas podem apreendê-las e aceder às mesmas através de uma decisão judicial.

Outras possibilidades de apresentação de relatórios

Além do sistema de denúncias, os nossos colaboradores também têm a possibilidade de encaminhar o seu relatório para o seu supervisor. Além disso, o colaborador é livre de escolher um sistema de denúncia externa ao apresentar a sua reclamação. Para fazer isso, o funcionário pode entrar em contato com o Departamento Federal de Justiça e registrar uma queixa lá no seguinte link:
BfJ - Hinweisgeberstelle (bundesjustizamt.de)
Além disso, o funcionário pode entrar em contato diretamente com as seguintes instituições em caso de fatos relevantes: