Sistema de denúncia de irregularidades da GEZE Iberia S.R.L.

A integridade e o cumprimento das leis e regulamentos internos são de extrema importância para nós. A nossa empresa aborda sistematicamente a tarefa de cumprir as regras legais e internas – em outras palavras, a conformidade. Ao mesmo tempo, estamos cientes de que mesmo a gestão de conformidade mais eficaz não pode impedir todas as violações. Isso não significa, no entanto, que toleraríamos tal conduta inadequada. Pelo contrário, procuramos investigá-lo, pôr-lhe fim e aprender com ele para o futuro. Essa é a única maneira de melhorar continuamente a nossa gestão de conformidade e reduzir a probabilidade de novas violações.

Por isso, incentivamos a denúncia de possíveis violações de conformidade. Muitos denunciantes temem retaliação ao apontar condutas inadequadas. Por esse motivo, contratámos a kombud GmbH, que se compromete a receber essas denúncias de forma confidencial e a acompanhá-las objetivamente com a necessária competência profissional. É estritamente proibido penalizar denúncias feitas de boa-fé. Os denunciantes que agirem de boa-fé não devem ser prejudicados nem sujeitos a qualquer forma de retaliação.

Canal de denúncias para denunciantes

Pode ter acesso ao sistema de denúncia online operado pela kombud GmbH através do seguinte link: 

SOBRE O SISTEMA DE DENÚNCIAS

Este sistema permite que os denunciantes comuniquem violações de conformidade na GEZE Iberia S.R.L. de forma confidencial e, se desejarem, anónima. Para garantir que as denúncias possam ser processadas o mais rapidamente possível, é útil que a conduta indevida subjacente seja descrita com a maior precisão possível. O sistema oferece, portanto, orientações opcionais por meio de perguntas para ajudar a fornecer as informações necessárias. Ao mesmo tempo, permite uma comunicação com segurança entre o denunciante e a kombud GmbH, mesmo mantendo o anonimato do denunciante, por exemplo, para esclarecer quaisquer questões em aberto.

Este sistema de denúncia não é operado por bots automatizados. Todos os relatórios são recebidos e avaliados por profissionais qualificados e, posteriormente, analisados por uma equipa de especialistas. A kombud GmbH está empenhada em investigar de forma objetiva e justa todas as alegações de violações de conformidade. Além disso, os denunciantes serão mantidos informados sobre o andamento da investigação, na medida em que o puxador da denúncia o permitir. Os denunciantes também têm a opção de marcar uma reunião pessoal com a kombud GmbH através do sistema.

Abuso do sistema de denúncias

O uso indevido do sistema de denúncias não será tolerado. Tenha em atenção que fazer alegações falsas deliberadamente contra outras pessoas pode constituir um crime.

Proteção de dados

Estamos comprometidos com a proteção de dados, o que também inclui a salvaguarda dos direitos de todos os indivíduos envolvidos – incluindo os direitos da pessoa contra a qual é feita uma alegação de violação de conformidade. Isso inclui o direito de obter acesso a todos os dados pessoais processados em relação à denúncia. Como regra geral, o interesse do titular dos dados em acesso aos mesmos ficará em segundo plano até que a investigação da denúncia seja concluída. No entanto, uma vez concluída a investigação, os pedidos de acesso devem, em geral, ser deferidos. Recomendamos, portanto, que os denunciantes tenham isso em mente ao enviar uma denúncia, especialmente se desejarem permanecer anónimos.

Mais informações sobre proteção de dados podem ser encontradas na política de privacidade deste site.

Não isenção de apreensão

Por fim, tenha em atenção que, embora a kombud GmbH esteja sujeita a sigilo em relação a todas as informações recebidas através do sistema de denúncias ou por outros meios, essas informações geralmente não estão isentas de apreensão. As autoridades investigativas ou outras autoridades podem ter acesso a essas informações com base em uma ordem judicial.

Canais adicionais de denúncia

Além do sistema de denúncias, os funcionários podem continuar a levantar questões a qualquer momento diretamente com o seu supervisor. Independentemente do sistema interno de denúncias, os funcionários podem fazer contacto com o canal externo de denúncias competente no seu país. Esta obrigação tem o seu apoio vertical no artigo 10.º da Diretiva (UE) 2019/1937 relativa à proteção das pessoas que comunicam violações do direito da União.